terça-feira, 1 de maio de 2012

"DE OLHO NO COMBUSTÍVEL"



Sempre notei a total ausência do odor característico de gasolina ao abastecer em postos do interior e acredito que os leitores mais atentos também notaram. Ao completar o tanque o odor que fica no ar lembra o de querosene ou de algum outro produto químico, menos o de gasolina. Também tenho notado o consumo exagerado nos veículos de casa, que felizmente não são flexfuel e estão sempre bem regulados.

A Resolução 9/2007 da Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos dá o direito de saber a qualidade do combustível mediante realização de teste por funcionário do posto revendedor. Combustível é um produto como qualquer outro e precisa ter qualidade comprovada. Etanol, gasolina ou diesel adulterados prejudicam o rendimento do motor, diminuem sua vida útil e fazem com que o consumo aumente bastante. Consumidores e meio ambiente são prejudicados.

Para saber a qualidade do combustível é preciso realizar experimentos químicos ou medir o consumo do veículo. O segundo método é o mais fácil e exige apenas caneta, papel e calculadora: é o de completar o tanque, anotar a quilometragem mostrada no odômetro e após alguns dias completar novamente e fazer o calculo do percurso realizado com aquela quantidade que coube no tanque. Colocando R$ 5 ou R$ 10 é impossível saber a média de consumo.

Caso consumidor se sinta lesado, ele pode fazer a denúncia para a ANP através do 0800 970 0267. O ideal é nunca esquecer de pedir a nota fiscal do abastecimento, que contém o nome e o CNPJ do posto. Outros orgãos também podem ser acionados, como o Procon (preço abusivo), o Cade (cartel) e o Inmetro (quantidade fornecida diferente da quantidade paga).

E aqueles banners do programa "De olho no combustível" servem para nada.


Como saber a média de consumo

Complete o tanque até o limite e anote a quilometragem. Rode até precisar abastecer novamente e complete o tanque até o mesmo limite. Anote a litragem mostrada na bomba e a quilometragem do odômetro. Subtraia pela anterior e divida o resultado pela quantidade de litros. O resultado é o que o veículo rodou com cada litro de combustível.

[Foto: mediciemfoco.com.br]