domingo, 20 de maio de 2012

SITUAÇÃO CRÍTICA: CARROS-PIPAS ABASTECEM 80 MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO CEARÁ

O abastecimento hídrico de emergência por carros-pipas está sendo feito em 80 Municípios do Interior. Quase 500 mil pessoas são atendidas no Estado. A frota de veículos soma 464 caminhões-pipas. Segundo coordenadores municipais da Defesa Civil, a operação emergencial, coordenada pelo Exército Brasileiro, estava paralisada havia praticamente um mês. Agora, além dos veículos cadastrados no programa, mais caminhões estão sendo cadastrados pela equipe da 10ª Região Militar. A expectativa da população rural é de ampliação da assistência. Segundo representantes de Conselhos Municipais, o Ministério da Integração liberou R$ 128 milhões. O valor equivale a 80% do montante necessário para reativação do programa.


De acordo com o Comando da 10ª Região Militar, subordinado ao Comando Militar do Nordeste, os recursos financeiros destinados à Operação Carro-Pipa no Ceará, recebidos a partir de 7 de maio passado, para 30 dias, correspondem a R$ 2,43 milhões. A Operação Carro Pipa é contínua e está sendo executada pelo Exército Brasileiro desde 1998. Eventualmente, o fornecimento da água é suspenso temporariamente por solicitação do próprio município, falta do laudo de potabilidade do manancial ou descontinuidade no fluxo de recursos do Governo Federal.


As 10 cidades cearenses com o maior número de veículos em circulação são Quixadá, com 37 carros; Morada Nova, com 30 carros; Tauá, 23 carros; Mombaça, 22 carros; Boa Viagem, 18; Parambu com a mesma quantidade; Acopiara, Independência e Crateús, com 15veículos; e Pedra Branca e Jardim, com 12 carros em cada uma delas. Em Icó, o abastecimento está suspenso, aguardando exame de potabilidade das fontes hídricas.


Fonte: Diário do Nordeste