sábado, 25 de junho de 2011

BANDIDO QUE ATUAVA NA FAVELA DA ROCINHA É PRESO NA IBIAPABA

Há mais de uma semana no Ceará, José Gentil Gomes da Silva, 55, conhecido como “Pinguim”, foi preso ontem, durante operação da Polícia Militar, na CE-253, entre os municípios de Mucambo e Graça, na Região da Ibiapaba. Natural de Mucambo, José Gentil morava na travessa Gregório, na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Contra ele, existem pelo menos oito mandados de prisão em aberto, seis inquéritos e três condenações, a maioria por assaltos.

Segundo o comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Tianguá, capitão Artunane Aguiar, Pinguim tem participação direta na Facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), uma das que dominam os pontos de venda de drogas no Rio de Janeiro.

O capitão relata que a Facção ADA é atualmente chefiada pelo cearense conhecido como “Ném”. “O grupo está se acabando devido ao intenso trabalho da Polícia no Rio e a operação de pacificação do Morro da Mangueira. Agora, a Polícia não dá margem para os bandidos ficarem no morro e, por isso, eles estão tentando fugir e migrar para as suas cidades”, relata.

Prisão
O criminoso foi abordado na Operação Bloqueio, intensificada depois que a Polícia do Ceará soube de que cearenses estariam fugindo do Rio de Janeiro e retornando para suas cidades.


“Quando o abordamos ele conduzia uma D-20, que foi apreendida, e demonstrou nervosismo. Com sua atitude resolvemos puxar a ficha criminal dele. Ao checarmos que havia vários mandados de prisão contra ele, o prendemos”, esclarece o capitão. Questionado sobre a participação de Pinguim em quadrilhas que vem agindo em assaltos contra bancos e comércios no interior do Estado, o capitão Artunane não descartou a possibilidade de envolvimento de José Gentil.

Assalto no Ceará
Artunane Aguiar relata que o criminoso participou de um assalto no município de Graça, no último dia 11. Em depoimento na Delegacia Regional de Tianguá, o acusado confessou ter participado, com o apoio de mais dois homens armados, do assalto a residência de um comerciante, de onde conseguiram levar cerca de R$ 16 mil.

Conforme o titular da delegacia, Anastácio Aguiar Muniz, o histórico criminal de José Gentil indica que ele é um bandido perigoso. “Essa é a razão pela qual será transferido para a Delegacia de Capturas e, de lá, para o presídio no Rio de Janeiro. Não podemos ficar com ele aqui. O criminoso foi ouvido e vai ser apresentado na Justiça do Rio”, pontua. Segundo o delegado, os outros acusados foram identificados, ouvidos e depois liberados para mais esclarecimentos. “Vamos investigá-los melhor, pois não houve flagrante, por isso não ficaram presos”.
FONTE: O POVO.COM

Nenhum comentário: