quinta-feira, 2 de junho de 2011

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO(UPA) DE SÃO BENEDITO ESTÁ EM FASE ESTRUTURAL

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas é uma estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares e está diretamente relacionada com o SAMU – Serviço Móvel de Urgência – que organiza o atendimento e encaminha o paciente ao serviço mais adequado e tem como objetivo desafogar as demandas de emergência nos hospitais de Sobral e Fortaleza.
UPA irá beneficiar a população Sambeneditense com atendimentos na área de saúde 24 horas, além da vinda do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, uma UTI móvel que também ficará a disposição das famílias de São Benedito e de toda a região da Ibiapaba.

O local onde a unidade funcionará é estratégico, levando em conta a grande procura pelos serviços na região.
A UPA 24 horas de São Benedito, vai funcionar na Avenida Tabajaras, no bairro Correntes, próximo ao Liceu. A unidade é de porte 1, que cobre uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar atendimento de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos. As UPA 24 horas irá receber investimentos de R$ 2.098.250,00 para as obras e de R$ 800.000,00 em equipamentos, em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.A Unidades de Pronto Atendimento oferece serviço de Raio X, laboratório para exames, com aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nela, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

Fonte: Ibiapaba Portal de Notícias

Nenhum comentário: