A campanha de prevenção às DST/aids do
Ministério da Saúde, para o carnaval deste ano, tem como marca um tom
mais sério em todo o seu conteúdo. Com o enfoque,“A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”,
a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do
preservativo na hora da relação. O público-alvo é a toda a população
sexualmente ativa.
O lançamento
aconteceu nessa quinta-feira (31), no Rio de Janeiro, com a presença de
autoridades, atores, agentes comunitários de saúde e lideranças
engajadas com a causa da prevenção de 16 favelas da capital carioca.
Nova metodologia
A
abordagem da campanha dá ênfase a um novo conceito, a uma nova
metodologia. “Estamos falando mais sério, mostrando que viver com Aids,
apesar de possível, não é fácil”, destaca o secretário de Vigilância em
Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Para o secretário, há uma
tendência de distanciamento e de negação da população em relação à Aids
e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Essa atitude, segundo
ele, costuma afastar as pessoas de comportamentos seguros de prevenção.
O
vídeo da campanha já está sendo exibido e a mensagem aborda a gravidade
da doença. O filme mostra que a aids não é como gripe e queimadura de
sol, que podem ser curados com tratamento médico. Os cuidados com a
saúde, no caso do HIV, exigem acompanhamento pelo resto da vida. O
protagonista do vídeo, Diego Calixto, é portador do vírus e descobriu
sua sorologia há dois anos, ou seja, o fato é real.
Agência Brasil