terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

DEPOIS DE UM ANO DE SECA, CEARÁ VIVE CARNAVAL SEM CHUVAS

O Carnaval este ano no Ceará é, mais uma vez, com chuvas abaixo da média. Da sexta-feira (8) até esta segunda-feira (11), as precipitações aconteceram de forma isolada e sem grande intensidade.
Ao contrário de anos anteriores, em 2013, o Estado não tem chuvas consideráveis em nenhuma região nos dias de folia. Nesta segunda, choveu em apenas 12 municípios cearenses. Até agora, a maior precipitação foi registrada em Granja, na região Norte, com 27 milímetros.

Chuvas abaixo da média
Fevereiro tem sido um mês de chuvas bem abaixo da média. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que, no Ceará, os índices pluviométricos estão 88% abaixo da média nos 10 primeiros dias da quadra invernosa. O período tem início em fevereiro e segue até maio.

Até o dia 10 deste mês, diariamente, a Funceme registra poucas chuvas – seguindo assim a previsão anunciada em janeiro de mais um ano de seca. Segundo prognóstico oficial da quadra chuvosa, a probabilidade de chover abaixo da média é de 45%, nos próximos dois meses. Já a possibilidade de chover acima é de apenas 20%.

Fonte: Jangadeiro Online