sexta-feira, 18 de julho de 2014

DOENÇA DA ÁFRICA: REGISTRADO PRIMEIRO CASO DA FEBRE CHIKUNGUNYA NO CEARÁ

O Ceará registrou, na última terça-feira, o primeiro caso importado de febre Chikungunya. De acordo com nota técnica divulgada ontem pela Secretaria da Saúde do Ceará, a doença foi diagnosticada num paciente do sexo masculino, de 25 anos de idade, residente de Pernambuco, que esteve visitando a família no município de Brejo Santo, desde o dia 1º de julho.
A Febre Chikungunya é originária de países da África e da Ásia, mas desde 2013 passou a ter transmissão autóctone, ou seja, transmissão se dá dentro do território nacional, em diversos países da América Central. O paciente em questão viajou para a República Dominicana entre os dias 12 e 30 de junho. Atualmente, o país encontra-se em epidemia da doença, com mais de 90 mil casos diagnosticados.
O paciente brasileiro já se recuperou e retornou para Recife na última quarta-feira. Além desta ocorrência, o Brasil só havia diagnosticado outros 20 casos da doença, todos importados.
Os sintomas da Febre Chikungunya, em sua forma aguda, aparecem de maneira busca e incluem febre alta, dor articular principalmente nas extremidades e grandes articulações, cefaleia e dor nos músculos. É possível ainda o aparecimento de exantemas maculopapular, ou seja, erupções cutâneas.
A doença pode levar de três a sete dias para se manifestar na pessoa infectada. Os sintomas podem durar por sete a dez dias, no entanto as dores nas articulações podem persistir por meses.
Fonte: Diário do Nordeste