quinta-feira, 24 de julho de 2014

Esquinas: dicas para evitar acidentes



Texto de Diego Menezes via Motociclista do Bem


Quando as principais ruas tianguaenses não eram sinalizadas os acidentes em esquinas eram comuns. Felizmente, com a instalação de placas e faixas de retenção houve uma bem-vinda redução dos casos. No entanto, vez e outra ainda acontecem, algo que pode ser facilmente resolvido se todos atentarem a dicas simples como as mostradas aqui.

A primeira é saber se a rua a ser acessada é preferencial ou não. Na dúvida, melhor parar suavemente e observar o tráfego (melhor perder tempo a sofrer um acidente). Se for preferencial a parada é obrigatória – parada mesmo, e não apenas redução de velocidade. Se não for, deve ser feita sinalização antecipada com pisca e a velocidade precisa ser reduzida. A segunda é respeitar a contra-mão mesmo durante a curva. Entrar na faixa oposta é bastante arriscado e pode ocasionar acidentes. Os procedimentos corretos estão ilustrados na imagem abaixo.

À esquerda (em laranja) a forma incorreta. Á direta, como deve ser feito. Placa de parada obrigatória deve ser respeitada e toda conversão deve ser sinalizada com pisca. Clique na imagem para ampliar


A terceira, e não menos importante, é esquecer velhos costumes diários e estar sempre atento. Ruas que são preferenciais podem deixar de ser, placas podem ser retiradas por vândalos, faixas apagam e acidentes acontecem com qualquer pessoa. Atenção constante ao guidão ou ao volante faz parte da segurança ativa.