segunda-feira, 7 de julho de 2014

TURISTAS ATRAÍDOS PELA COPA SE DESPEDEM DE FORTALEZA


A movimentação no Aeroporto Internacional Pinto Martins agora é maior nas partidas do que nas chegadas após a realização da última partida da Copa do Mundo na Capital do Ceará
Segundo dados apresentados pelo Governo e pela Prefeitura, 149.284 estrangeiros lotaram o Castelão durante os jogos realizados na Arena. As 356.895 pessoas presentes nas seis partidas na Capital até a última sexta-feira (4) garantiram um número de turistas estrangeiros maior do que em todo o ano de 2013. Estados Unidos (10,4%), México (8,4%) e Alemanha (5,8%) encabeçaram a lista de representantes estrangeiros em Fortaleza.
Brasileiros
Além dos visitantes de fora, 109.065 turistas nacionais e 98.546 cearenses marcaram presença na Arena Castelão. O analista paranaense João Werneck, o agrônomo alagoano Ricardo Costa e o consultor paulistano Marcelo Carneiro chegaram a Fortaleza na madrugada do dia das quartas de final. Os dois últimos já haviam visitado a cidade, mas há pelo menos uma década. Os três moram em São Paulo e vieram especialmente para o jogo. "Só lembrava daqui por causa de fotos e me surpreendeu", confessa Ricardo Costa. "Achei mais limpo e organizado", detalha. "A gente tem uma imagem de cidade bonita, mas perigosa", afirma Marcelo Carneiro, ressaltando que, apesar disso, não se sentiu ameaçado em nenhum momento. "Mas dá para ver que é uma cidade pobre, principalmente no caminho do estádio".
O consultor fez parte do público de 570.385 pessoas que participou da Fifa Fan Fest em Fortaleza. "Sou relativamente fácil de agradar. Achei boa e organizada, mas lotada. Tinha muito policiamento, era relativamente limpo, mas faltaram lixeiras".
Fonte: Diário do Nordeste