quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CÂMERAS DE VIGILANCIA FAZEM O "BIG BROTHER" DE UBAJARA

UBAJARA. Um projeto de autoria da Câmara de Dirijentes Lojistas, dos Poderes Judiciário e Executivo de Ubajara realizou a implantação de 12 câmeras de segurança na cidade, com o objetivo de inibir possíveis furtos e crimes de outra natureza. Segundo Alison da Silva (foto), um dos monitores responsáveis pela vigilância, o alcance das imagens é de aproximadamente 400 metros. Há quase um ano em funcionamento, as câmeras foram requisitadas poucas vezes até o momento, isso se deve ao fato de que muitas pessoas desconhecem que é possível conseguir uma cópia das imagens em caso de crimes.

O flagrante mais importante registrado pelas câmeras foi o roubo inusitado que aconteceu na agência do Banco do Brasil no dia 16 de maio de 2010, um novo esquema desconhecido até mesmo pela Polícia Federal. Segundo relatos da polícia, os ladrões colaram uma fita isolante na porta eletrônica e impediram que o computador travasse no tempo programado. Tiraram o ângulo das câmeras com um cabo de vassoura, afrouxaram as lâmpadas para que o ambiente ficasse mais escuro e em seguida instalaram um software específico e o dinheiro de um dos terminais foi injetado até a última nota. Dois homens que participaram da quadrilha foram presos em Santa Inês, no Maranhão, pois tiveram o veículo identificado com ajuda das câmeras.

A Central de monitoramento está localizada na Rodoviária de Ubajara. Para conseguir uma cópia do vídeo é preciso registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia, na Rua 24 de Agosto, 84. Muitas pessoas preferem não registrar o caso, isto é um erro, pois sem o registro a estatística de criminalidade no município mostra um número falso, inviabilizando possíveis soluções.

Segundo informações da Prefeitura Municipal, em março serão abertas as licitações para a implantação da Guarda Municipal, com participação da guarda de trânsito e Pró-Cidadania – um projeto de segurança pública em parceria com o Governo do Estado.

Reportagem de Monique Gomes para o Jornal Folha Ubajarense.

Nenhum comentário: