domingo, 13 de fevereiro de 2011

SECRETARIA CONFIRMA RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE NO CEARÁ

Crianças estão mais vulneráveis a casos potencialmente graves de dengue. É o que alertam especialistas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O retorno do tipo 1 da doença, que desde a epidemia de 1994, não circulava no Ceará, foi o que levou a esta realidade.Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria, não descarta que o Ceará venha a sofrer uma epidemia da doença. "Pode ser que tenhamos surtos epidêmicos não só em Fortaleza, mas em vários municípios do Estado", revela.Em janeiro de 2011, foram 157 notificações, número quase cinco vezes maior que no mesmo período do ano passado, quando 34 quadros clínicos suspeitos de dengue foram registrados. Este ano, pais e mães deverão estar atentos, pois em crianças o vírus está se manifestando de maneira diferente quando acomete os adultos.
O mosquito transmissor da dengue está mais resistente. É o que aponta a pesquisa realizada pela pesquisadora Marylene de Brito Arduíno, da Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (Sucen-SP), que encontrou larvas do Aedes aegypti em água suja e salgada.
Somente este ano, foram notificados, em Fortaleza, 449 casos. Número três vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 132 pessoas apresentaram a doença. Na epidemia de 2008, no mês de janeiro, 800 ocorrências haviam sido notificados, o que significa dizer que falta pouco mais da metade de casos para chegar a uma epidemia.Em todo o Estado, foram 1.352 casos somente este ano, em 78 municípios. Com destaque para Itapipoca, com 256 notificações. Chama atenção também o aumento do número de notificações, nos últimos meses de 2010, nos municípios de Pacatuba, Guaiuba, Massapê, Santa Quitéria e Icó. Os dados são do boletim semanal da dengue, divulgado pela Sesa.
Saiba mais
Conheça os sintomas: Dengue é uma doença viral, febril, transmitida ao seres humanos pela picada de mosquito. Seus sintomas são: febre, dor de cabeça, nas juntas, no corpo, nos olhos, e manchas vermelhas no corpo. O tratamento é feito com líquidos, água, soro, sucos, por via oral ou soro injetado na veia. Em alguns casos, é necessário utilizar medicação para febre e dor. Quando se tem dengue, a maioria das pessoas tem o tipo mais leve da doença. Porém, algumas apresentam a forma mais grave da patologia, que pode levar ao óbito. Um indivíduo pode ter dengue por até quatro vezes. Não se pega dengue de outra pessoa.

DESCUIDO
80% dos focos estão dentro das casas. Os criadouros de mosquito no Ceará estão, em mais de 80% dos casos, dentro das casas - especialmente na caixa d´água, que acumula mais de 76% dos focos. É o que afirma o coordenador da Sesa, Manoel Fonsêca.O especialista destaca que o trabalho de combate ao Aedes aegypti é de responsabilidade de três setores: público, que tem que preparar o ambiente para tratar as pessoas e evitar mortes; população, que tem que fazer a sua parte, limpando o seu quintal e a sua casa; e empresários, que se comprometeram em iniciar campanhas nos canteiros de obras, fábricas e lojas, fazendo um trabalho de conscientização dos funcionários até às as suas residências.

Fonte: diariodonordeste (13/02)

Nenhum comentário: