O mosquito transmissor da dengue está mais resistente. É o que aponta a pesquisa realizada pela pesquisadora Marylene de Brito Arduíno, da Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (Sucen-SP), que encontrou larvas do Aedes aegypti em água suja e salgada.
Somente este ano, foram notificados, em Fortaleza, 449 casos. Número três vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 132 pessoas apresentaram a doença. Na epidemia de 2008, no mês de janeiro, 800 ocorrências haviam sido notificados, o que significa dizer que falta pouco mais da metade de casos para chegar a uma epidemia.Em todo o Estado, foram 1.352 casos somente este ano, em 78 municípios. Com destaque para Itapipoca, com 256 notificações. Chama atenção também o aumento do número de notificações, nos últimos meses de 2010, nos municípios de Pacatuba, Guaiuba, Massapê, Santa Quitéria e Icó. Os dados são do boletim semanal da dengue, divulgado pela Sesa.
Saiba mais
Conheça os sintomas: Dengue é uma doença viral, febril, transmitida ao seres humanos pela picada de mosquito. Seus sintomas são: febre, dor de cabeça, nas juntas, no corpo, nos olhos, e manchas vermelhas no corpo. O tratamento é feito com líquidos, água, soro, sucos, por via oral ou soro injetado na veia. Em alguns casos, é necessário utilizar medicação para febre e dor. Quando se tem dengue, a maioria das pessoas tem o tipo mais leve da doença. Porém, algumas apresentam a forma mais grave da patologia, que pode levar ao óbito. Um indivíduo pode ter dengue por até quatro vezes. Não se pega dengue de outra pessoa.
DESCUIDO
80% dos focos estão dentro das casas. Os criadouros de mosquito no Ceará estão, em mais de 80% dos casos, dentro das casas - especialmente na caixa d´água, que acumula mais de 76% dos focos. É o que afirma o coordenador da Sesa, Manoel Fonsêca.O especialista destaca que o trabalho de combate ao Aedes aegypti é de responsabilidade de três setores: público, que tem que preparar o ambiente para tratar as pessoas e evitar mortes; população, que tem que fazer a sua parte, limpando o seu quintal e a sua casa; e empresários, que se comprometeram em iniciar campanhas nos canteiros de obras, fábricas e lojas, fazendo um trabalho de conscientização dos funcionários até às as suas residências.
Fonte: diariodonordeste (13/02)
Nenhum comentário:
Postar um comentário