quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

GOVERNO PRESSIONADO A CONTRATAR PROFESSORES

A carência de professores é o maior problema da Urca, UVA e Uece, segundo representantes de entidades estudantis e sindicatos de docentes que se reuniram com o René Barreira.

Hoje, pela manhã, o governador Cid Gomes estará autorizando a nomeação de 21 professores, que passaram no último concurso, para a Universidade Vale do Acaraú (UVA), e 52 professores, também concursados, para a Universidade Regional do Cariri (Urca)".

A promessa foi feita ontem por René Barreira,, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), durante audiência, no Palácio Iracema, com representantes dos estudantes e professores das Universidades Estadual do Ceará (Uece), Urca e UVA.
Mas a contratação só desse número de professores não deixou satisfeitos os representantes das três unidades estaduais de ensino superior. Segundo Weber Moreno, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sindiuva), há uma carência de 284 professores. "A situação é emergencial e o secretário René Barreira não sinalizou com nada de concreto", comentou.
O professor e sindicalista se refere à reivindicação para que seja realizado um novo concurso público e atendidas outras carências dos estudantes da UVA, como Restaurante Universitário, Residência Universitária e melhoria de transportes para deslocamento dos estudantes inclusive para aulas de campo.
Hoje à noite, alunos e professores da UVA realizam assembleia na sede do Campus Betânia, em Sobral, para avaliar o resultado da audiência de ontem e decidir se continuam com as manifestações que realizaram na semana passada para chamar atenção sobre as carências da universidade.

O secretário René Barreira disse que uma audiência seria marcada para a próxima segunda-feira, mas não especificou o local e horário.
O reitor Antônio Colaço, da UVA, que esteve na audiência, disse que esforços estão sendo feitos para solucionar os problemas e está em tramitação junto ao Governo estadual a realização de novo Concurso Público para admissão de 117 Professores para a Universidade.

FONTE: O Povo Online

Nenhum comentário: