sábado, 19 de fevereiro de 2011

CAOS EM UNIVERSIDADE: FALTA DE PROFESSORES NA UVA FAZ ESTUDANTES PARALISAREM AS AULAS COMO FORMA DE PROTESTO

Nas últimas semanas a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, de Sobral, vem sendo palco de protestos por parte de seus alunos. Desde a última segunda-feira, estudantes, representantes do SINDIUVA e do DCE (Diretório Central dos Estudantes), cansados de esperar por uma resposta por parte do Governo do Estado, decidiram paralisar as aulas por uma semana como forma de protesto. O motivo: a falta de professores em grande parte dos cursos.

Algumas manifestações já haviam ocorrido na segunda semana de aula, dia 07/02, segunda-feira, quando centenas de estudantes saíram em passeata pelas ruas de Sobral afim de chamar a atenção das autoridades sobre a situação acadêmica naquela Universidade.

No dia 10/02, quinta feira, pela manhã, estudantes do curso de Geografia aderiram ao movimento e também protestaram. Desta vez o trajeto foi do Boulevard do Arco ao Campus da Betânia. Ainda na quinta-feira, à noite, houve uma assembléia no pátio do NDC, na qual foi decidido sobre o manifesto e paralisação das aulas desta semana. Na última segunda-feira, 14/02, à noite, iniciou-se a semana de paralisação na UVA. Os corredores da instituição foram tomados por alunos/manifestantes que procuraram chamar colegas que aderissem àquela causa. Na terça-feira, 15/02, pela manhã, também houve mobilização dos discentes.
E à noite os estudantes de vários cursos puderam debater, expor suas idéias e indignações na praça Central do Campus da Betânia.
Na quarta-feira, pela manhã, o manifesto saiu rumo ao Fórum da cidade, passou pelo centro, e até o famoso Beco do cotovelo serviu de cenário para os protestos.foto: sobraldeprima.blogspot.com

Ainda na quarta-feira, 16/02, houve uma nova assembléia no pátio do NDC, na qual foi debatido a situação do quadro de professores da UVA e as reais condições da universidade. Novamente alunos falaram sobre o absurdo que está acontecendo e o descaso do poder público sobre aquela situação. Além da idéia do concurso, os estudantes reivindicam um restaurante universitário e uma residência estudantil, facilitando a vida do aluno que reside em outra cidade e necessita da estadia em Sobral.

"É visivel que a universidade passa por momentos de revolução, e seguindo a moda de se rebelar é oportuno a mobilização em massa, nada mais importante lembrar que a união faz a força e que juntos formamos e construímos a universidade que realmente queremos. Estou feliz e surpreso por tudo que ocorreu, e sem pretenções luto em favor de uma universidade cada vez melhor, penso isso não para mim, mas para as próximas gerações".
Diz, Eduardo Marques, estudante do curso de Geografia.

"É repugnante ver que os que se encontram no poder conseguem transformar a maior parte da sociedade jovem (não se sabe como), em "cegos e ignorantes" de tal modo que se encontram tão presos a uma rede se ensino falha que não enxergam a si próprios como conformistas, sendo que o poder dos que nos negam dignidade, é cedido de mãos beijadas nas urnas quando deveriamos nos impor como atuantes ativos e alertas de nossos direitos". Diz, Ellen Kallyne Brandão, estudante do curso de Biologia.

Na quinta-feira, 17/02, aconteceu o último dia de manifestações. Centenas de alunos saíram em passeata do Campus da Betânia ao Boulevard do Arco. Onde foi posto em pauta o desfecho de toda aquela mobilização. E quase que debaixo do Arco do triunfo da Paris cearense a idéia do concurso para professores efetivos foi reforçada em Assembléia Geral.
No próximo dia 23, quarta-feira, haverá uma audiência em Fortaleza, com representantes do governo. O DCE e o SINDIUVA irão levar as propostas e discutir a melhor solução para o dito problema. A continuação da paralisação das aulas ainda deve ser reavida pelos estudantes na próxima semana.

Agora, deixando de lado a formalidade de blogueiro, e falando como estudante da UVA, não podemos deixar que uma Universidade que possui 42 anos de história e é referência na região norte do Estado seja abandonada dessa forma. Tamanho descaso só reforça a idéia de que nós estudantes não somos levados a sério neste país.

Mas mesmo com tantos obstáculos na busca por um ensino digno, estaremos firmes e fortes pelo nosso direito de estudar. Não queremos luxo às custas do dinheiro público, queremos apenas o que é nosso por direito: o conhecimento de qualidade.

Esperamos sinceramente que o Governo do Estado não nos negue esse direito. Somos pessoas do bem e aprendemos desde cedo os valores da cidadania, um deles é o respeito, almejado por muitos, mas possuído por poucos. CONCURSO JÁ! PRA UVA NÃO PARAR!


Jaírtonh/ Estudante de Biologia

Nenhum comentário: