quarta-feira, 23 de março de 2011

DESCASO PÚBLICO: ESTUDANTES DA UVA CONTINUAM LUTANDO POR MELHORIAS

Continua a luta para que o Estado realize com urgência Concurso Público para professor efetivo e técnicos administrativos, a construção imediata dos restaurante e Residência Universitários, realização de eleições diretas para reitor, diretor de centro e coordenadores de cursos, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Em nota divulgada pelo Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos e (SIndiuva ), a notícia é de que, até agora, o Governo do Estado não assumiu o compromisso em relação às reivindicações encaminhadas em audiência realizada no mês passado na Secretária de Ciência e Tecnologia (Secitece).
Segundo o documento, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, se comprometeu em marcar uma audiência com o governador Cid Gomes, sobre a pauta encaminhada, e que até esta data não se realizou nem tem previsão de agendamento.

No domingo, por ocasião da visita do governador à Sobral, no lançamento do Projeto São José III, um grupo de universitários insatisfeito com a situação tornou mais uma vez pública as reivindicações. Eles apontam também como prioridade a construção da sede própria da UVA e uma auditório nas fundações.

A reitoria da UVA garante que já solicitou ao Governo a autorização para fazer um novo concurso e que já foi autorizada a contratação de 24 novos professores. A proposta em análise será para preencher 117 vagas de professores substitutos.
Levantamento do Diretório, indica a carência de 130 professores para atender à demanda da Universidade.

INFORMAÇÃO: Diário do Nordeste

OBS: Neste semestre as primeiras semanas de aula na UVA foram marcadas com protestos por parte dos estudantes. Objetivando, primeiramente, a contratação de professores efetivos, e por seguinte, a instalação de restaurante universitário e residência estudantil. Passados quase 2 meses, a situação na UVA continua a mesma. Exemplo disso é o do Curso de Biologia no qual entrariam 4 novos professores que haviam sido empossados. Porém, os mesmos sequer puseram os pés na UVA até agora. Desta forma, atrasa o aluno, que precisará passar pelo menos um semestre a mais na Universidade.

A comunidade estudantil da UVA exige mais respeito por parte das autoridades. Estamos passando por uma situação crítica que, de uma forma ou de outra, afeta nós, estudantes, e nossas famílias que deixamos em outras cidades. Somos milhares morando em Sobral, movimentando a economia da cidade. E com essa movimentação gera-se empregos direta e/ou indiretamente. Enfim, em nome dos lucros que trazemos à Sobral, centro da região norte do Estado, exigimos ensino de qualidade, melhores condições de aulas, e professores efetivos presentes em salas de aula e não apenas com o nome em uma folha do Diário Oficial.


Jaírtonh Karlos


comentário extraído do blog jairtonh.blogspot.com

Nenhum comentário: