terça-feira, 22 de março de 2011

MAIS DE METADES DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS PODEM FICAR SEM ÁGUA EM 2015

Um diagnóstico sobre a situação de abastecimento de água em todo o país será divulgado nesta terça-feira (22), através da Agência Nacional de Águas (ANA). Os dados do Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água, revelam que mais da metade dos municípios brasileiros correm o risco de chegar 2015 com problemas no abastecimento.

O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios.

No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

Com informações do blog tianguaecologico.blogspot.com

Nenhum comentário: