
Nessa pesquisa foi possível conhecer as espécies de trips (inseto) associadas às culturas: abóbora, cebola e tomate. A preocupação com a identificação desses insetos pequenos e difíceis de serem reconhecidos por não especialistas representa uma considerável limitação a condução de estudos ecológicos e da diversidade de suas espécies no município de Carnaubal bem como em toda Ibiapaba. Com essa pesquisa, os produtores poderão identificar e saber diferenciar os trips que são pragas dos predadores e polinizadores.
Ibiapaba destaca-se como grande pólo produtor de hortaliças, participando de forma expressiva, no abastecimento dos mercados de Fortaleza, São Luiz, Teresina e Belém, representando excelente fonte de renda e geração de empregos para a região. Essas hortaliças apresentam elevada importância econômica e social, principalmente pelo valor da produção e do elevado número de empregos gerados no cultivo. Além disso, são cultivadas basicamente por agricultores de base familiar, sendo fundamental para a fixação do homem no campo.
Vale salientar que essa pesquisa teve como patrocinador o Banco do Nordeste do Brasil na reprodução das cartilhas, como colaboradores, pesquisadores da UFERSA-Mossoró/RN e da UFRGS-Porto Alegre/RS, bolsista PIBIC/CNPq e apoio técnico da Ematerce de São Benedito. Contato: Profa. Maria Goretti Araújo: (85) 8641-7873 / Uece 3101-9920
A cartilha é editada pela EdUece – Editora da Uece, é voltada para os produtores orgânicos da Serra da Ibiapaba.
Fonte: Ibiapaba portal de notícias


A cartilha é editada pela EdUece – Editora da Uece, é voltada para os produtores orgânicos da Serra da Ibiapaba.
Fonte: Ibiapaba portal de notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário