sábado, 27 de julho de 2013

CEARÁ TEM 82% DOS MUNICÍPIOS INSCRITOS NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

                                                                                                                                  FOTO:AGÊNCIA BRASIL
82% das cidades cearenses foram inscritas no programa Mais Médicos, totalizando 115 municípios do estado. Do total, 88 cidades inscritas estão nas regiões de maior vulnerabilidade social, municípios considerados prioritários e que contabilizam demanda e capacidade para 834 profissionais na atenção básica.

Em proporção com o número de municípios, o estado é o quinto do País a apresentar o maior número de inscrições. No ranking, as primeiras posições foram ocupadas por Amazonas (97%), Amapá (94%) e Acre (86%).

A região Nordeste foi a terceira do País a apresentar maior adesão dos municípios, cerca de 66% do total de cidades, totalizando 1.179 cidades cadastradas no programa. No ranking das regiões, o primeiro lugar ficou com a região Norte, que inscreveu 73% dos municípios, seguida do Sul, com 68% das cidades cadastradas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, agradeceu a forte mobilização dos estados. "Chamo a atenção para o fato de que nenhuma região teve índice de adesão menor do que 55%", afirmou durante divulgação dos dados do primeiro mês de adesão.
Em todo o País, 3.511 municípios se inscreveram no Programa, o correspondente a 63% do total de prefeituras no Brasil e a 92% das consideradas prioritárias. Ao todo, as cidades cadastradas apresentam demanda nacional por 15.460 médicos para a atenção básica.

Fonte: Diário do Nordeste