quinta-feira, 4 de julho de 2013

PREFEITURAS DISPONIBILIZARAM REDE WI-FI EM APENAS 33 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Uma pesquisada divulgada nesta quarta-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que apenas 33 municípios do Ceará têm sistema de internet Wi-Fi – conexão sem fio – disponibilizados pela prefeitura local.
Desse total, 32 possuem a rede gratuita, entretanto a Prefeitura de Hidrolândia cobra pelo serviço. Além disso, apenas o município de São Gonçalo do Amarante tem a rede Wi-Fi abrangendo toda a área local. Segundo Ronaldo Duarte, diretor de serviços de Energy Telecom, o estado do Ceará ainda está atrasado e tem um caminho longo para percorrer, quando se fala da conexão. Para ele, esse quadro é causado principalmente pela falta de projetos e investimento.

Duarte também explicou que é necessário um grande investimento, pois o sistema é complexo e caro. “São Paulo está colocando [Wi-Fi] em 120 pontos, praças e locais públicos, e girou em torno de R$ 4, 5 milhões, por exemplo”, disse.

Além disso, ele ressaltou que são necessários equipamentos específicos para a instalação da rede. “Vamos supor que Fortaleza queira instalar na Avenida Beira Mar. Vai haver distribuição de equipamentos em locais altos para poder ter o acesso”.