segunda-feira, 1 de julho de 2013

8 ENTRE 10 BRASILEIROS APOIAM PROTESTOS PELO PAÍS, DIZ DATAFOLHA

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29) pelo jornal "Folha de S. Paulo" aponta que 8 em cada 10 brasileiros apoiam as manifestações que ocorrem no país. De acordo com o levantamento, 15% são contrários aos protestos.

A pesquisa foi realizada entre a quinta (27) e sexta-feira (28) e ouviu 4.717 pessoas em 196 cidades. A margem de erro, informa o jornal, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados disseram acreditar que os atos trazem mais lucro que prejuízo – contra 26% que pensam o oposto. Os mesmos 65% se mostraram contrários à tarifa zero no transporte público, se o preço a pagar pela medida for a paralisação de obras e serviços públicos. O transporte gratuito é bandeira do Movimento Passe Livre, que deu origem aos protestos que tomaram o país.

Por outro lado, 24% das pessoas ouvidas se disseram favoráveis à tarifa zero mesmo com paralisação de serviços e obras. De acordo com a reportagem, a pergunta foi incluída porque o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, afirmaram que a revogação do aumento das tarifas de trem, metrô e ônibus levaria a queda de investimentos.

A pesquisa aponta que a maioria das pessoas contrárias aos protestos tem mais de 60 anos (23% do total), cursaram até o ensino fundamental (24%) e tem renda mensal de até dois salários mínimos (20%).
 
Fonte: G1