sexta-feira, 12 de julho de 2013

TIANGUÁ É A SEGUNDA CIDADE DO BRASIL A ADERIR AO PROGRAMA "MAIS MÉDICOS"

 
Adriana Guerra, secretária municipal de Saúde, foi quem fez a inscrição. Ela participa do Congresso Nacional de Secretarias Municipal de Saúde, em Brasília. Adriana foi a primeira mulher gestora a aderir ao programa. Todos os municípios podem se inscrever no site.

O programa Mais Médicos, que vai funcionar como o PROVAB, sendo que no Mais Médicos a validade será maior(3anos). O site para adesão, foi aberto dia 09/07 às 18hs e quase mil médicos BRASILEIROS foram inscritos.
Segundo informações repassadas pela secretaria de saúde de Tianguá Dra. Adriana Guerra na abertura do site foram ofertadas a Tianguá, vagas para os PSF’S do centro de nutrição, do Bairro da rodoviária, PSF Do Bairro do CEASA , do Acarape, da Bela Vista, da  Itaperacema, Sítio Pé  do Morro, Frecheiras, Gov. Ferraz reforçando ainda que algumas equipes poderão ficar com dois médicos, devido a grande área de abrangência.

A secretaria ressalta que a prioridade na primeira chamada será de áreas de risco, de extrema pobreza, áreas indígenas e regiões metropolitanas das grandes cidades. Como não estamos dentro deste parâmetro, teremos que aguardar a segunda chamada.

Pelo fato de termos aderido muito rapidamente o segundo município do Brasil, tivemos muitas ofertas, não na quantidade de unidades mais na quantidade de médicos, como é caso do PFS do Centro de Nutrição, por exemplo, que ofertaram quatro  médicos.

Dra. Adriana Guerra aproveita ainda para esclarecer, que foram chamados todos os médicos concursados e que os primeiros lugares foram especialistas de Sobral que não querem atender na atenção básica. Alguns não foram encontrados e todos terão que assinar a desistência, o que não ocorreu ainda, assim impossibilitou a secretaria de saúde de convocar o restante do banco de reserva oficialmente, ela ressalta ainda que muito dos contratados estão no banco de reserva, portanto não estão fazendo nada fora da lei.

Por Aparecida Urias / Vamos Pensar Verde