quarta-feira, 25 de junho de 2014

ARENA CASTELÃO JÁ RECEBEU MAIS DE 260 MIL TORCEDORES EM JOGOS DA COPA DO MUNDO


      Arena Castelão é o principal palco da Copa do Mundo em Fortaleza (FOTO: Tribuna do Ceará/Daniel Herculano)
A Arena Castelão já recebeu, nos primeiros quatro jogos da Copa do Mundo, 264 mil torcedores. A média é de cerca de 60 mil pessoas, sendo 70,25% turistas, o que dá, em números absolutos, mais de 167 mil pessoas. Destas, 94,5 mil vindos de fora do país.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, já foram incrementados R$ 500 milhões na economia cearense de forma imediata. Para as quartas de final, 79% dos torcedores serão turistas, sendo 33% do exterior. Os dos Estados Unidos são os mais numerosos, seguidos da Inglaterra, do Chile e da Colômbia.
Para as oitavas de final, a expectativa é de que cheguem mais de 44 mil turistas estrangeiros e de outros estados. Segundo o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, os números registrados na Copa do Mundo superam em cinco vezes a mesma marca durante a Copa das Confederações.
Fan Fest
Mais de 350 mil pessoas já passaram pela arena do Fan Fest, nos seus 13 dias de festa. Com uma média de público de 25,5 mil torcedores, a segunda-feira (23) foi o dia recordista, registrando 68 mil espectadores.
Economia
Ferruccio revelou que, para a partida da seleção brasileira contra o México, no último dia 17 de junho, 322 aeronaves chegaram ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, transportando 29 mil pessoas. “Em dias normais, há um movimento de cerca de 140 aeronaves. Mais do que dobramos esse número, sem registrarmos atrasos, nem cancelamentos”, disse.
Transporte público
Mais de 180 mil pessoas usaram o transporte público para chegar à Arena Castelão, nos quatro dias de jogos na cidade. Além delas, 12 usuários com deficiência ou mobilidade reduzida foram também atendidos pelo serviço, que mobilizou uma equipe operacional de 260 funcionários e 300 ônibus.
As onze linhas destinadas para o transporte de torcedores continuam disponíveis para as próximas partidas, ocorrendo apenas uma alteração na linha 952 – Zona Hoteleira / Arena Castelão que, por conta da expectativa de chegada de mais 1,5 mil holandeses para o jogo das quartas de final, deve receber reforço.
Saúde
Foram contabilizados 397 atendimentos médicos e 49 remoções nos 13 dias do Fan Fest. No entorno da Arena Castelão, esse número atingiu 79 atendimentos e duas remoções em três jogos.
Lixo
Foram coletados 22.257 kg de material nas áreas do Castelão e do Fan Fest, até o dia 24 de junho. São 100 trabalhadores da Rede de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, divididos em dois turnos.
Fonte: Tribuna do Ceará