domingo, 22 de junho de 2014

Por onde andam seus vereadores?

Já se passaram 537 dias desde a posse dos novos vereadores eleitos em 2012. Tenho certeza que você trabalhou muito nesse período. Será que eles trabalharam muito por você?

Infelizmente tempo de eleições no Brasil é tempo de baixaria, principalmente em cidade pequena, onde cada um quer ganhar "um pedacinho" da prefeitura. A culpa é nossa mesmo. Vamos às comemorações, passeatas, pintamos paredes e usamos camisetas dos candidatos como se fossem nossos ídolos. Até brigamos com outros eleitores para defender candidatos.

Agora, depois de todo esse tempo, você é capaz de lembrar o nome do vereador que você votou? Ele ganhou? Se sim, você precisa saber sobre o trabalho dele e dos demais. Se não ganhou, você precisa tirar contas dos trabalhos de todos, sem exceção.

Os vereadores são eleitos para nos representar, propor leis e mudanças, fiscalizar as finanças municipais (as "contas do prefeitura" inclusive), enfim, defender nossos interesses. Eles não podem estar em base e oposição porque todos são representantes do povo, não do "grupo do prefeito" e do "grupo contra o prefeito".

Como representantes nossos eles precisam estar ao nosso lado para conversas, debates, reuniões e encontros, precisam estar disponíveis, seja por rede social, e-mail ou presencialmente. Precisam prestar conta do que estão fazendo, afinal, ganham muito mais que maior parte dos funcionários públicos municipais (e o dinheiro sai do nosso bolso também).