terça-feira, 3 de junho de 2014

"NÃO VAI TER COPA": PROTESTOS EM FORTALEZA JÁ TEM 152 MIL CONVIDADOS, A 9 DIAS DO MUNDIAL


Protestos contra a Copa (foto:Facebook/FifaGoHome)
Faltando 9 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, os movimentos sociais que atuam a favor de atos anti-Copa demonstram alguma organização e já possuem, pelo menos, seis protestos agendados para Fortaleza, durante os dias do mundial da Fifa. Neles, cerca de 7 mil e 700 pessoas tem participação confirmada, através dos eventos criados no Facebook. O total de pessoas convidadas para os eventos chega a quase 153 mil. Além disso, o próximo fim de semana – o último antes do início da Copa – será dedicado à discussão de ideias e organização dos protestos.
Para o membro do Comitê Popular da Copa em Fortaleza, jornalista Francisco Vladimir, as manifestações relacionadas à Copa do Mundo devem ser mais organizadas que as ocorridas durante a Copa das Confederações, no ano passado. “As organizações populares estão criando uma agenda, e demonstram que existe uma organização popular, que é anterior à Copa, que é antes de junho. Os movimentos estão se organizando para continuar fazendo seus questionamentos e protestos, para continuar dizendo que esse sistema que está aí não funciona para o povo brasileiro”, avalia.
No próximo sábado, acontece a Assembleia Popular Horizontal de Fortaleza, organizada por movimentos sociais, com a finalidade planejar os protestos e discutir as bandeiras que serão pauta das manifestações. Pelo Facebook, os responsáveis dizem que a Assembleia é um movimento “apartidário”. Entre as pautas, estão: a reapresentação das reivindicações de protestos durante a Copa das Confederações, avaliação de novas bandeiras, a criação de comissões para os protestos, além da preparação para o primeiro ato, que deve ser realizado em todo o País, no dia 12 de junho – data de estreia da Copa do Mundo no Brasil.
Fonte: Tribuna do Ceará