sexta-feira, 12 de novembro de 2010

COMEÇA HOJE UM DOS MAIORES EVENTOS CULTURAIS DA IBIAPABA: VIÇOSA SAMBA CHOPP

Hoje, sexta-feira, começa o Viçosa Samba Chopp, que promete marcar o calendário turístico e cultural da Serra da Ibiapaba. Na programação, atrações musicais do Ceará e de outros estados, além de boa comida e chopp gourmet.

Agora, a cidade ganha outro evento para incrementar seu calendário turístico-cultural: o Viçosa Samba Chopp, primeiro festival nacional de samba & chopp da Ibiapaba, que acontece entre 12 e 14 de novembro.
“Devido ao sucesso da apresentação do grupo Demônios da Garoa (SP) no Mel, Chorinho e Cachaça, perguntamos se eles poderiam voltar a Viçosa. Ao responderem que sim, começamos a pensar em um jeito de fazer isso”, recorda Fernando Elpídio, idealizador dos dois eventos.

Em sua primeira edição, o Viçosa Samba Chopp celebra o compositor, cantor e humorista Adoniran Barbosa, que em 2010 completaria 100 anos. A homenagem vem por meio da participação do Demônios, grupo que manteve uma parceira de sucesso com o compositor, interpretando e popularizando clássicos como “Saudosa maloca” e “Tiro ao Álvaro".

Além dos convidados paulistanos, a programação inclui ainda grupos e bandas de várias vertentes do samba, do Ceará e de outros estados. “A seleção foi pensada de modo que pudesse atender todos os estilos, entre eles samba choro, de mesa, exaltação, samba-enredo, samba-rock, entre outros”, ressalta Elpídio.

Assim, participam do festival atrações como Rubens Gouveia e grupo Esquina Brasil, Groovytown, Carlinhos Palhano e grupo Samba de Mesa, Samba de Boteco (todos do Ceará), Jair Rodrigues (SP), entre outros. O primeiro lote de ingressos para os shows ainda está disponível em vários pontos de venda e pela internet. As apresentações acontecem no complexo turístico Igreja do Céu, cartão postal de Viçosa por conta da belíssima vista.

“A cobrança de ingresso é para limitar o acesso ao complexo. Foi um acordo que fizemos com a prefeitura, porque no último Mel, Chorinho e Cachaça tivemos contratempos devido à grande quantidade de pessoas que subiram, cerca de oito mil”, lembra Elpídio.A expectativa para os shows é de quatro mil pessoas por noite. “Por isso, também estamos incentivando os restaurantes da cidade a fazerem suas próprias programações, no sentido de absorver público. A guarda municipal vai fazer o controle de tráfego. As localidades-alvo do festival são Sobral, Teresina, Parnaíba e cidades da Ibiapaba”, detalha.

Além dos shows, o Viçosa Samba Chopp oferece várias atividades durante o dia, como cortejos, oficinas e apresentações musicais - tudo gratuito, em espaços como praça da matriz e patamar da Igreja do Céu. “Apenas no dia 12 haverá três shows com entrada franca”, ressalta Elpídio. Hoteis e pousadas de Viçosa já estão lotados, mas ainda há vagas nas chamadas pousadas domiciliares - casas de moradores locais cadastrados na secretaria de turismo e estabelecimentos nas cidades próximas. Informe-se e boa festa!

Adriana Martins
Repórter

Serviço
Festival Viçosa Samba Chopp
De 12 a 14 de novembro
Ingressos: Loja Nordwest Shopping Benfica - (85) 3281-4803; Nordwest North Shopping - (85) 3287-5131; Livraria Saraiva Iguatemi - (85) 3241-0170; e http://www.seuingresso.com . Sobre hospedagens, (85) 3632.1580 http://www.vicosambachopp.com.br


FONTE: portalverdesmares/guiadosabor/04 de novembro de 2010

Nenhum comentário: