segunda-feira, 5 de setembro de 2011

5 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL DA AMAZÔNIA

3/5 do território brasileiro, 2/5 da América do Sul, 1/5 da água doce, 1/10 da biota, 1/20 da água, 1/21 da superfície e 3/10000 da população total do planeta, etc. Expressar o quanto a Floresta Amazônica é importante depende bem mais do que uma série de números.

E hoje, no dia 5 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia, a maior floresta do mundo.

A extensão da Floresta Amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

Sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema considerado autossutentável. Pesquisas calculam que em suas riquezas existam cerca de 5 milhões de espécies de plantas, 1.100 espécies de aves; 250 de mamíferos; e 2.000, de peixes. A área da floresta abrange a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de 7 milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá.

A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.

Além disso, a Floresta Amazônica é importante por ser um enorme sistema de transferência de calor pelo que contribui com vapor (da umidade e da grande percentagem de água existente no amazonas) e calor para outras regiões, já que a floresta armazena cerca de 8% do carbono da biosfera). O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo. Por todos essas características que tornam a Amazônia um bioma único, ela deve ser preservada, pois se trata da maior reserva natural e responsável pela saúde do planeta.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: