sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TIANGUÁ MAPEIA TRABALHO INFANTIL

(FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS)

O município de Tianguá tem 569 crianças em situação de trabalho. A constatação é resultado de uma pesquisa realizada por educadores do município que foram capacitados pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Foram entrevistados 5.333 alunos. Além das meninas e meninos que disseram trabalhar, outros 275 afirmaram realizar afazeres domésticos na própria casa para ajudar a família.
Para o procurador do trabalho Antônio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Peteca, a iniciativa dos educadores de Tianguá foi exemplar. Lima comenta que “somente conhecendo o problema é possível traçar planos eficazes para o enfrentamento”. Tianguá, Sobral, Reriutaba e Aracati são municípios que estão sendo mobilizados pelo Prêmio Peteca, discutindo os males causados pelo trabalho infantil.

Após as discussões sobre o tema trabalho nas salas de aula e em eventos abertos à comunidade, os estudantes estão produzindo tarefas escolares divididas em artes cênicas e visuais, desenho e pintura, composição (música e paródia), literatura de cordel, conto, e histórias em quadrinhos. O procurador observa que a fase de seleção das melhores tarefas escolares sobre trabalho infantil tem movimentado estudantes, professores e autoridades dos municípios. Lima antecipa que serão concedidas premiações aos vencedores de cada uma das oito submodalidades do prêmio. Explica que entre os prêmios estarão tablets, iPhones e MP4s.

FONTE: JORNAL "O POVO"

Nenhum comentário: