segunda-feira, 5 de setembro de 2011

GRUPO "SEMENTES DA TERRA" GANHA PRÊMIO TIANGUÁ EM FOCO 2010 POR TER SIDO NOTÍCIA EM BRASÍLIA E EM JORNAL DA REDE GLOBO

O Grupo "Sementes da Terra" do Assentamento Valparaíso em Tianguá recebeu o Prêmio "Tianguá em Foco 2010". O grupo se apresentou em Tianguá, canindé, Fortaleza e em Brasília. Foi destaque na Tv Verdes Mares, quando se apresentaram em Canindé. E também apareceu na tela da Rede Globo no Jornal Brasil TV para todo o território nacional.
Mas o principal feito do grupo foi ter quebrado o tabú e vencer o preconceito. Quem imaginaria que um grupo de dança da zona rural de Tianguá pudesse apresentar um balé com tamanha grandeza?



grupo que algum tempo já se apresentava em Tianguá, deu um salto de qualidade após várias aulas com a professora de dança Anália Timbó de Fortaleza. Os ensaios puxados eram diferentes do que os jovens conheciam. E durante meses, aos finais de semana, os ensaios iam de 8 da manhã até as 8 da noite, resultando no belíssimo espetáculo que conta um pouco da história de luta da terra na qual vivem: o Assentamento Valparaíso em Tianguá.
PARABÉNS AOS JOVENS DO GRUPO "SEMENTES DA TERRA" PELAS CONQUISTAS E VITÓRIAS QUE ENGRANDECERAM NOSSA CIDADE!!!


VEJA A REPORTAGEM DO SITE DO INCRA (BRASÍLIA): Dança pela terra
O espetáculo de dança contemporânea Ventos e velas: caminhos do seguir foi a outra atração do Projeto de Arte e Cultura na Reforma Agrária durante o II Salão Nacional dos Territórios Rurais, em Brasília. A apresentação no Salão ocorreu também na quarta-feira (24). Ao todo, 25 jovens do assentamento Valparaíso, em Tianguá (CE), no território da cidadania Serra do Ibiapaba, compõem o grupo de dança Sementes da Terra.

Dirigido por Anália Timbó, da Companhia Vidança, o espetáculo revive por meio da arte a trajetória de luta e conquista da terra pelos assentados de Valparaíso e as transformações sociais resultantes da implantação do projeto de assentamento. Valparaíso, aliás, é uma referência a própria história da reforma agrária no estado do Ceará, marcada por intensas mobilizações populares e disputas entre fazendeiros e sem-terra. Histórias de lágrimas e prisões, mas também de resistência e vitórias.
Há cerca de 10 anos, os assentados de Valparaíso concluíram que as atividades culturais deveriam ser um dos principais espaços de sociabilidade, especialmente para a juventude da comunidade. De lá pra cá, além do grupo Sementes da Terra, outros dois projetos se destacam. A Casa da Memória é um acervo historiográfico do processo de conquista da terra pelos trabalhadores da região. Uma casa de taipa, como eram as construções sertanejas, repletas de objetos e documentos, como ferramentas, fotos e matérias jornalísticas narrando o grande feito da reforma agrária.
Outro trabalho que chama a atenção no assentamento Valparaíso é o centro de produção e comercialização de biojóias, cuja obra está praticamente concluída. Lá, os jovens aproveitam sementes da natureza para confeccionarem uma infinidade de jóias e acessórios, um trabalho artístico que movimenta e economia da cultura.
VIDEO COM UM TRECHO DA APRESENTAÇÃO DO GRUPO "SEMENTES DA TERRA"

Nenhum comentário: