quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SESSÃO INTINERANTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE TIANGUÁ ACONTECE EM TABAINHA

Aconteceu na última segunda-feria (19/10), às 20:10h. , no pátio da escola Raimundo Lopes Magalhães do Distrito de Tabainha, a segunda sessão itinerante da Câmara dos Vereadores de Tianguá. Com um coro de aproximadamente 180 pessoas, a sessão colocou em pauta vários projetos da casa, dentre eles o aumento salarial dos servidores públicos.

A sessão ordinária aconteceu de forma ordeira, com a presença da população de Tabainha e congruências, o primeiro legislador a tomar posse da tribuna foi a vereadora Hozana Aragão, por ser prole da terra que recebeu o corpo legislador da município de Tianguá, a mesma, em prol de sua terra raiz apresentou 11 projetos de leis (nomeando ruas, cemitério, escola, posto de saúde e outros). A tribuna acolheu também a voz da ilustríssima professora Nilene Portela, coordenadora da 5ª Primavera de Museu de Tianguá e da Casa da Memória.O segundo vereador a apresentar sua fala foi o excelentíssimo José Helter Cardoso Júnior que falou sobre o poder político que a comunidade de Santa Luzia e adjacências têm em relação ao município de Tianguá.
Um dos pontos altos da sessão foi quando o Vereador Helter Júnior explicitou a calamidade que está acontecendo no Governo Municpal de Tianguá. Segundo o mesmo a prefeita municipal só aprova o aumento salarial se o mesmo for de um percentual de 6% e a casa legisladora solicita que este seja de 13%. Outro ponto bem discutindo foi a anulação de verbas já depositadas no cofre público. A prefeita quer que as verbas já destinadas a outras ações, como, por exemplo, R$300.000,00 para fazer aterro sanitário se converta em diárias civis dela em suas viagens.

A Vereadora Valdene Vasconcelos frisou a capacidade eleitoral que o distrito tem, mas salientou que o abandono por parte do governo para com o mesmo é bem maior: a escola está com a estrutura defasada, ruas sem iluminação pública... O vereador Carlos Beviláqua, esclareceu dúvidas quanto o poder legislativo e suas funções dentro do poder executivo à comunidade presente e afirmou que a prefeitura não usa os recursos em tal localidade por falta de interesse já que faz uso dos recursos de maneira exacerbada em algumas obras intermináveis como 42 milhões de reais na triplicação da BR 22 e 700 mil reais na construção de casas populares, obras que, segundo o mesmo, nunca terminam, ficam sempre em meio caminho.

Para complementar o Vereador Haroldo disse que a bancada de situação (formada pelos vereadores Pierre Costa, Haroldo, Portela e Pedro Arnaldo) estavam de acordo a não aceitar o aumento insignificante de 6% no salário mínimo.

Todos os projetos lidos naquela sessão foram aprovados, e o projeto de lei de aumento salarial foi modificado por ementa que muda o percentual de aumento para 13%.
TEXTO : EWERTON NOGUEIRA DE SOUZA
FONTE: ARAPÁ ON LINE

Nenhum comentário: