sexta-feira, 6 de julho de 2012

IBAMA APREENDE 180 PÁSSAROS SILVESTRES NO CEARÁ

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreendeu, na manhã desta quinta-feira (5), 180 pássaros silvestres. A ação chamada de Migratórios II aconteceu em Orós, no Ceará, após receber denúncias da Linha Verde do Ibama.

Foram encontrados cerca de 80 canários somente em uma residência, além de cerca de 75 marrecas e outras aves silvestres distintas apreendidas em outras casas. Segundo o coordenador de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, há a suspeita de tráfico de animais, que poderiam ser vendidos para outros estados. “Ainda está sob investigação”, afirmou.

“As aves geralmente apresentaram maus tratos. Provavelmente esses animais fossem levados feiras públicas”, explicou Rolfran. Ainda de acordo com o coordenador, as pessoas, ao todo oito, foram conduzidas à delegacia de Orós, para se submeterem à investigação.

Operação

De acordo com Rolfran, a operação Migratórios II possui o objetivo de proteger as espécies de arribação. No Ceará, a ação já acontece em municípios como Itapipoca, Sobral, Iguatu e Mombaça.

Em uma ação conjunta com a Polícia Ambiental, o Ibama recebe denúncias e avalia para constatar a veracidade. “Ibama não está esperando para ir na feira apreender, ele está indo na fonte”, pontuou.

Punição
Rolfran explicou que, geralmente, o Ibama não dá autorização para a criação em cativeiro. Além disso, pessoas que criam aves em cativeiro se a devida autorização, caso o animal silvestre não esteja em lista de extinção, pagará uma multa de R$ 500 por animal, além de poder estar sob pena judicial de 6 meses a 1 ano. No caso do animal silvestre estar na lista de extinção, a multa passa para R$ 5 mil, e a pena de 1 a 3 anos.
Fonte: Jangadeiro Online