terça-feira, 3 de julho de 2012

RIO DE JANEIRO É DECLARADO PATRIMÔNIO MUNDIAL NA CATEGORIA PAISAGEM

O Rio de Janeiro, conhecido como cidade maravilhosa por suas praias, clima e beleza natural, foi declarado no último domingo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana, durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em São Petersburgo (Rússia).

Até então, os lugares reconhecidos como paisagem cultural relacionavam-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. A capital carioca é a primeira cidade do planeta a ser incluída na lista. O conceito de paisagem cultural foi criado em 1992.

Os famosos símbolos de cartão postal da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o calçadão de Copacabana e a vista da Baía de Guanabara, foram apresentados como argumentos pelo Brasil. Na apresentação, o Rio foi mostrado como um lugar onde a paisagem urbana se funde com uma natureza que dá origem a “uma cultura de rua”, com parques públicos, jardins e orla que são parte da vida dos cariocas.
Fonte: O Povo Online