quinta-feira, 10 de abril de 2014

FLAMENGO, BOTAFOGO E ATLETICO-PR SAEM DA LIBERTADORES DA AMÉRICA NA PRIMEIRA FASE

A última rodada da fase de grupos da Libertadores foi traumática para os torcedores de Atlético-PR, Flamengo e Botafogo. E histórica, pelo lado negativo, para o futebol brasileiro. Pela primeira vez, desde que o torneio continental adotou o atual formato, em 2000, o país teve três equipes eliminadas antes das oitavas de final. Dos seis times que iniciaram a disputa, apenas Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro avançaram. É a primeira vez também nesse período que o mata-mata não tem um time de Rio Janeiro ou São Paulo.
Se o Brasil tem o que lamentar, a Argentina pode chegar a 100% de classificados. Vélez Sarsfield, San Lorenzo, Lanús e Arsenal já garantiram vaga, e o Newell"s Old Boys precisa só de um empate em casa nesta quinta com o Nacional de Medellín.
Proporcionalmente, a edição de 2014 se iguala a 2002, ano em que até então os brasileiros haviam tido seu pior desempenho. Na ocasião, foram quatro representantes, e dois deles caíram: curiosamente, Furacão e Fla. Avançaram Grêmio e São Caetano, que se tornou vice-campeão, ao perder a final para o paraguaio Olimpia. 


Foram 15 disputas com o atual formado. Em seis oportunidades, o Brasil classificou todas as equipes que disputaram a fase de grupos. Em outras seis, foi apenas um eliminado. Desde 2003, havia ao menos quatro representantes do país entre os 16 melhores da Libertadores.


Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio têm agora a missão de manter a hegemonia do Brasil, presente nas últimas nove decisões da Libertadores. 

FONTE: NETFLA.COM.BR