sábado, 12 de abril de 2014

MEIO AMBIENTE: CEARÁ VAI PRODUZIR BIOGÁS A PARTIR DO LIXO


O Governo do Ceará vai estimular a produção de biogás gerado nos aterros sanitários e usinas de tratamento de resíduos e efluentes. Também denominado de biometano, o Gás Natural Renovável (GNR) é produzido em estações de tratamento de águas residuais, aterros sanitários ou em biodigestores, que purificado substitui o gás natural tradicional e o gás liquefeito de petróleo (GLP) em todas as suas aplicações. 

O projeto foi aprovado na última quinta-feira, 10, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), durante a 227º reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Coema. Na ocasião foi aprovada ainda a licença prévia para dois novos loteamentos no Estado. 

Com a aprovação do projeto de biogás, o Ceará sai na frente dos estados nordestinos, buscando incentivar a utilização de fontes alternativas de energia, segundo a coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável do Conpam. Estudo preliminar garante a viabilidade ao projeto de captura do gás metano existente nos aterros de Caucaia, Maracanaú e Eusébio, além de Fortaleza.

Fonte: O Povo