sábado, 1 de novembro de 2014

AÇUDES DO CEARÁ ESTÃO COM MENOS DE UM QUARTO DA CAPACIDADE


Os reservatórios do Ceará acumulam menos de um quarto da capacidade, operando com 24,4%. É o menor percentual do ano, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 149 açudes mapeados, 119 estão com volume inferior a 30%. Desses, 21 estão com menos de 1%. A previsão da companhia é que a média no Estado chegue a 20% em janeiro.
Este ano é o terceiro consecutivo no Ceará de chuvas abaixo da média. A situação é mais crítica nas regiões das bacias do Sertões de Crateús (1,2% do volume), do Curu (3,3%), do Litoral (12,7%), do Acaraú (17,2%) e de Banabuiú (11,4%) - “esses dois últimos com grandes perímetros irrigados”, lembra o chefe de gabinete da Cogerh, Berthyer Peixoto. “A região do Sertão Central mostra maior vulnerabilidade”, completa.
Conforme o órgão, entre as ações realizadas, os três pilares são operações com carros-pipa para comunidades difusas e distritos, perfuração de poços profundos e adutora de montagem rápida. “Outra iniciativa é a suspensão de novas outorgas para irrigação de culturas temporárias. O objetivo é priorizar o consumo humano”.
Apesar de descartar o risco de desabastecimento, ele alerta para a importância do uso consciente da água. Mesmo com quadra chuvosa abaixo da média e sem recarga dos açudes, “acontece o uso como se estivesse em um momento oportuno. São necessárias campanhas”.
Fonte: O Povo