quarta-feira, 12 de novembro de 2014

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA DE TIANGUÁ EM 10 DE NOVEMBRO

Foto: Matheus Urias 


A sessão ordinária da última Segunda-feira, 10 de Novembro, realizada na Câmara de Vereadores de Tianguá, foi marcada pelo debate de muitos assuntos de interesse do povo tianguense. 14 parlamentares estiveram presentes nesta reunião que foi presidida pelo Vereador Haroldo Aragão.
No início, o Vereador Claudoelder mostrou-se bastante satisfeito e surpreso com os trabalhos apresentados durante a 2ª Conferência Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, evento realizado na última Sexta-feira (07/11) onde foi apresentado trabalhos feitos com materiais reciclados.
O Vereador Zé Nilton abordou numerosos assuntos, dentre eles, sugeriu que a Prefeitura realize investimentos maiores na área da agricultura, segundo o parlamentar o valor investido atualmente no setor é insatisfatório. Zé Nilton, mais uma vez, deu detalhes sobre a conquista de antenas que darão sinal de telefonia móvel e de internet em comunidades, um projeto do Governo do Estado. O parlamentar participou ativamente deste importante benefício.
Em seguida, o Vereador Zé Bia, mais uma vez, discutiu a reforma do Terminal Rodoviário que ainda não foi iniciada, e ainda descreveu a situação precária dos ambientes. O parlamentar ainda afirmou ter recebido em sua residência um grupo de universitários tianguaenses que estudam em Piripiri, no Piauí, os estudantes denunciaram que a Prefeitura não dispõem de ônibus gratuito e descumpre um acordo feito entre ambos, o município iria dispor transporte gratuito diariamente, mas, segundo eles, isso deixou de acontecer.
Depois, o Vereador Mariano Diniz fez uma grave denúncia, segundo ele, pequenos agricultores estariam usando o solo antes ocupado pelas águas do açude Jaburu para cultivar plantas, o parlamentar explicou as consequências desta prática. Foi criado uma comissão de Vereadores para tratar do assunto junto a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará.
A Vereadora Valdene também fez uso da tribuna, dentre os muitos assuntos tratados destaque para a reivindicação de melhorias na iluminação pública. A parlamentar pediu explicações da COELCE – empresa responsável pela energia elétrica.
sessão1
No final, foram aprovados os seguintes projetos:
> Projeto de lei que dispõem sobre a reorganização e alteração da composição do conselho de acompanhamento de controle social, do fundo de manutenção do desenvolvimento da educação básica e valorização dos profissionais do magistério, FUNDEB de Tianguá.
> O projeto de lei que amplia no âmbito administrativo e geográfico do município a suplementação de vagas para os cargos de psicólogo, e agente social educador nos quadros da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
> E o projeto de lei que considera de utilidade pública a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Tianguá.
*Ouça trechos dos pronunciamentos dos Vereadores no Programa Câmara em Ação, um informativo da Câmara Municipal de Tianguá que vai ao ar amanhã (12/11) ao meio dia, durante mais uma edição do Jornal Alerta Geral, sintonize na FM 94,9 – emissora filiada a Rede Som Zoom Sat.
Por Matheus Urias | Vamos Pensar Verde