domingo, 9 de novembro de 2014

CONFIRA DICAS E TEMAS PROVÁVEIS PARA A REDAÇÃO DO ENEM

Foto: Rodrigo Carvalho/ Agência Diário
Na reta final de preparação para o Enem,especialistas em Língua Portuguesa dão dicas e apontam possíveis temas de Redação na tentativa de guiar os inscritos quanto ao desenvolvimento do raciocínio na hora da escrita.
Para obter mil pontos, nota máxima na redação do Enem, os candidatos devem se atentar, inicialmente, para o entendimento do tema proposto, é o que frisa Bia Barroso, professora de Redação. É muito importante que o candidato se posicione criticamente sobre o assunto, mas sempre com o uso da linguagem formal, utilizando bons exemplos que comprovem os seus argumentos, afirma Bia.
A professora também alerta para a estrutura do texto a ser feito: o ideal é que tudo seja apresentado em quatro parágrafos com cinco linha cada. O primeiro de introdução, o segundo e o terceiro para o desenvolvimento e apresentação dos argumentos e o quarto para a conclusão e proposta de intervenção
Apesar das muitas apostas, todos os anos, o tema da Redação costuma surpreender a todos.  Veja alguns dos assuntos comentados e indicados pelos professores, sob a visão de Bia Barroso:
 
- A questão da crise hídrica que recentemente vem alarmando o país, mas que não é algo novo, se considerarmos a nossa região, o Nordeste.
 
Manifestos/protestos atuais no Brasil. Quem bem souber sobre o tema poderá fazer uma linha do tempo com as manifestações das Diretas Já, por exemplo.
 
Atos de racismo e injúria racial contra pessoas de cor, raça, religião e opção sexual. Os números ainda apontam altos índices de discriminação racial.
 
Grandes eventos sediados no país (Copa e Olimpíadas). O impacto social, econômico e político que tais eventos podem, trouxeram e ainda trarão ao Brasil.

Fonte: Diário do Nordeste