quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PENITENCIÁRIAS CEARENSES TÊM RECORDE NA INSCRIÇÃO DE INTERNOS PARA O ENEM

Mil, cento e sessenta e sete(1.167) presos estão inscritos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), o número é 99% maior que o registrado no ano passado (586).  As provas ocorrem nas próprias unidades prisionais dos inscritos. Ao todo, 55 unidades aderiram ao exame. 

Para a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, o crescimento no número de inscritos é resultado de parceria com entre Sejus e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), para assegurar aos privados de liberdade o direito à educação. “Nosso objetivo é mostrar aos internos do sistema penitenciário cearense que o estudo é uma das formas de eles conseguirem trilhar um novo caminho quando deixarem a unidade prisional”, destaca.
O exame é uma forma de certificar os alunos que concluíram o Ensino Médio e também de acesso à universidade. Além disso, o estudo é uma das formas de um privado de liberdade tem para remir sua pena. De acordo com a legislação, o preso tem o benefício da remição autorizado pelo Juiz quando comprovadas 12 horas de estudo, distribuídas em três dias. A cada 12 horas, ele abate um dia de pena.
A Sejus está realizando aulões nas grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, serão quatro semanas de aulas especiais. Nas cadeias públicas do interior do Estado, nas quais há internos participantes do exame, também haverá um reforço na preparação para o Enem.
Fonte: G1 CE