segunda-feira, 8 de abril de 2013

SOMUT- SOCIEDADE MUSICAL TIANGUAENSE MOSTRA-SE INDIGNADA COM O DESCASO DA SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO EM RELAÇÃO À ORQUESTRA FILARMÔNICA DE TIANGUÁ

A Sociedade Musical Tianguaense-SOMUT é uma entidade filantrópica que trabalha exclusivamente com o social. Fundada em 1985 pelos Saudosos Dr. Edvaldo Moita, Sr.Jatir Portela, Desembargador Walter Nogueira, Sr. Francisco Cordeiro de Vasconcelos e muitos outros que abraçaram a ideia extraordinária de formarem uma banda de música em nossa querida Tianguá, completará 28 anos em setembro próximo, 

Maestro Ângelo Moita, Iolanda Moita e Dr. Paulo (Superintendente da Receita Federal)
quando, com muito orgulho abraça uma população de mais de 4.000 músicos passados pela batuta do Maestro Ângelo Moita, que, com a força e apoio de sua companheira e esposa a Professora Iolanda Medeiros e Moita, Presidente da SOMUT desde 1999, realizam excelentes projetos culturais de valores incalculáveis na cidade de Tianguá, priorizando a melhoria de vida de crianças e jovens adolescentes das áreas de risco do município, dando-lhes a oportunidade de descobrirem talentos, aumentarem sua bagagem cultural, formando cidadãos através da musicalidade.

Evento promovido pela SOMUT contou com autoridades como: Monsenhor Tibúrcio, Dr. Albery Nunes, Vanderley Portela (ex vice-prefeito de Tianguá).
A SOMUT dispõe de aulas diárias de música e tem como referência a Orquestra Filarmônica Dr.Edvaldo Moita, que hoje, renomada e conhecida em vários estados e capitais brasileiras, é destaque nos eventos alusivos à cidade de Tianguá, do Governo do Estado, de grandes distritos e centros industriais, empresas cearenses, e carro-chefe nas inaugurações e festas de aniversários da Receita Federal em Fortaleza-CE, Teresina-PI e São Luís-MA. Disputada em Festivais, onde conquista na maioria das vezes o primeiro lugar, faz shows que encantam o público, sempre aplaudida de pé, recebendo troféus e elogios por mérito na inclusão de melhor projeto educacional do estado do Ceará.

Esta distinta orquestra é o veículo de maior divulgação cultural que Tianguá possui, como amostra de uma cidade que valoriza a responsabilidade social e caracteriza o patrimônio histórico sócio-político-econômico e cultural de sua região. A SOMUT é um grande trem de oportunidades, no qual os vagões estão sempre lotados, e a cada parada os que o deixam são EXEMPLO e seus sucessores a ESPERANÇA de um mundo melhor! Esse grande trem de amplos vagões passa chamando, encantando, disseminando alegria nas casas de centenas de crianças nossas, que esperam, que sonham e que realizam.

Despedida de uma das
componentes da banda,
hoje engenheira civil.
Apoiada pela Prefeitura Municipal de Tianguá durante 12 anos através de um convênio de prestação de serviços e grande parceria nos mais audaciosos projetos de prevenir menores contra a oferta da droga, da marginalidade e da prostituição infantil, transformando a qualidade de vida de muitas mães que tinham seríssimos problemas com filhos menores e conseguiram superá-los com a chance que tiveram com a SOMUT, de conhecerem a música, de viajarem, de se destacarem, de brilharem como seres humanos, de conhecerem o novo, de se apresentarem em belos palcos e serem reconhecidos por autoridades de ilibadas instituições, passagem ímpar em qualquer histórico de vida.

Infelizmente, ao tentarmos com a Prefeitura Municipal de Tianguá-PMT a renovação do convênio para darmos continuidade a esse trabalho máster em formação de cidadania e benefícios notórios a esses meninos, recebemos um NÃO como alternativa única, fato que provocou tamanha indignação a todos que fazem parte da Sociedade Musical Tianguaense-SOMUT. O descaso com a possibilidade da realização de novos projetos preventivos e disciplinares que seriam aplicados na versão da nova gestão, face à Secretaria de Cultura do Município, diante de todo um complexo de ideais já traçados em papel que envolveria a arte nas praças, a exaltação de datas comemorativas e o carnaval, como demais outros eventos paralelos com a alegria que a música nos proporciona, nos deixou perplexos e surpresos por não querermos acreditar que a PMT não queira interagir neste preito de aplicarmos todos esses conteúdos benéficos na metodologia com a qual trabalha a SOMUT, que já provou gerar resultados positivos.

A não preocupação com os prejuízos, que com certeza virão atingir a população, como consequência de um ato sem classificação como a violência, a ociosidade e a frustração de novos sonhadores que não terão a felicidade e satisfação de ver meninos guerreiros, pequeno-grandes artistas representando nosso Tianguá em importantes centros culturais, será repercussão nos mais e mais eleitores que acreditaram num Tianguá melhor. Acreditamos na superação de dificuldades da PMT e na contraproposta que poderá nos apresentar.

Turma de iniciantes apresentando-se durante evento promovido pela SOMUT.
A população menos prestigiada, a sociedade em massa e centenas de pessoas do bem agradecem a disposição das autoridades de repensarem no proposto, considerando que a SOMUT deu o melhor de si ao longo desses anos pela causa que defende: A valorização da classe digna que vota, da classe crente que escolhe, mas que também se decepciona.

Para assistir a um vídeo sobre o trabalho do Maestro ângelo Portela clique aqui

O apelo da SOMUT à Secretaria de Cultura do Município, nosso cumprimento às autoridades que fazem a Prefeitura Municipal e um forte abraço à população de Tianguá!

Iolanda de A. Medeiros e Moita
Presidente da SOMUT

Contatos: (85)99824813 e (85)99843316 ou (88)93050085 e (88) 92195505.

Contribua doando seu cupom ou nota fiscal, a banda tem urnas espalhadas por diversos estabelecimentos comercias de Tianguá-CE. Seja amigo da SOMUT!FONTE: BLOG DA SOMUT