segunda-feira, 8 de abril de 2013

TIANGUÁ E SÃO BENEDITO ESTÃO NA DISPUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL NA IBIAPABA

O Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (CONDERI) realizará hoje, 8 de abril, em Fortaleza, um debate sobre a implantação do campus universitário federal na Ibiapaba. Por conta desse evento, o Presidente do Conderi, Glauber Lira (foto), está visitando as câmaras municipais da Ibiapaba.
Durante os encontros, o CONDERI explica aos parlamentares qual é o papel do conselho e, ao mesmo tempo, faz um histórico das ações que o órgão tomou quando desde 2000, levantou a bandeira da implantação de uma universidade na Serra da Ibiapaba.

"O CONDERI não é um órgão político, é apartidário e não pode indicar em qual cidade o campus será implantado, vai depender do estudo técnico que será feito para decidir qual o melhor lugar para implantação", disse Glauber aos vereadores, na sessão  da última semana, realizada na Câmara Municipal de São Benedito.

Alguns vereadores se posicionaram e defenderam que São Benedito seria o melhor local para a instalação do campus, pela questão geográfica "São Benedito fica localizada no meio das cidades da Ibiapaba, por isso o campus deveria ser aqui", argumentou o vereador Chiquinho da Rodoviária.

À reportagem do site do Correio Ibiapaba, Glauber Lira disse que é normal esses posicionamentos dos vereadores nas câmaras, de defenderem a sua cidades, em Tianguá, na sessão que aconteceu segunda-feira, também alguns vereadores destacaram que a universidade deveria ser instalada lá. 

Reunião em Fortaleza
Acontecerá em Fortaleza, no dia 8 de abril, às 9h no Auditório do Hotel Amuarama, que contará com a presença do Deputado Federal José Guimarães, responsável pela aprovação do Campus Universitário para Ibiapaba na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013 do Governo Federal.

O tema central a ser debatido pelos presentes será o Campus Universitário, proposta inclusa no MAPP do Governo do Estado para realização do estudo de viabilidade técnica/econômica, que determinará a localização na região e adoção de procedimentos para sua implantação.

A expectativa da presença de prefeitos, vereadores, secretários, instituições, estudantes e a sociedade civil da região. Já há municípios que estão se mobilizando para irem caravanas com ônibus para participar do encontro.

Fonte: Correio Ibiapaba