domingo, 12 de maio de 2013

CATÓLICOS, JUDEUS E MUÇULMANOS VÃO ATUAR JUNTOS NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, NO RIO DE JANEIRO

Pela primeira vez na história das jornadas mundiais da juventude, católicos, judeus e muçulmanos vão se reunir em atividade conjunta na próxima JMJ na capital fluminense. O encontro acontecerá no dia 21 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), dois dias antes da abertura oficial do encontro católico que reunirá cerca de dois milhões de fiéis. Por volta de de 200 pessoas estarão presentes na reunião de 21 de julho: 50 jovens de cada religião, provenientes do País inteiro, e convidados, como o padre Fábio de Melo, que proferirá palestra.

Um jovem de cada comunidade falará sobre o tema “Juventude: força de engajamento, força de fé”, haverá rodas de conversas, exibição de vídeos e exposição de objetos litúrgicos das diferentes comunidades. Muitos participantes aproveitarão a presença no Rio para, nos dias seguintes, participarem dos eventos que terão a presença do papa Francisco, que desembarca na cidade no dia 22 e fica até 28 de julho, quando será encerrada a JMJ.

A origem desse primeiro grande encontro é um grupo chamado Juventude Inter-Religiosa do Rio de Janeiro (JIRJ), que começou com católicos e judeus e, há pouco mais de um ano, incorporou a comunidade muçulmana. “Se a gente quer passar a ideia da coexistência, não só religiosa, tem que partir de algum lugar. Nossa proposta é disseminar essa ideia do diálogo entre religiões, discutir como funciona e como idealmente deveria funcionar. Plantar uma semente na cabeça de cada um”, declarou a estudante de Psicologia, Tamar Nigri Prais, coordenadora de Projetos Sociais da instituição judaica Hillel e integran
te do JIRJ.

Fonte: O Povo