sexta-feira, 17 de maio de 2013

PRIMEIRO CASAMENTO HOMOAFETIVO É REALIZADO NO CEARÁ

O primeiro casamento homoafetivo no Ceará aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), no Cartório Jereissati, em Fortaleza. A união ocorreu graças a uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

E depois de três tentativas, a brasileira Maria Meirilene Custódio oficializou o matrimônio com a equatoriana Alexandra Lorena Macias Moran. Sobre a vitória conquistada depois de muita luta, a costureira cearense falou da união. "Demorou, mas agora as mulheres podem casar. Só me resta viver com ela e celebrar o amor que sinto por ela".

Resolução do CNJ
Os casamentos homoafetivos passaram a ter vigor desde a última quinta-feira (16), a partir da Resolução 175 do CNJ. O Conselho Nacional de Justiça se baseou no julgamento do STF que considerou inconstitucional a distinção do tratamento legal às uniões estáveis homoafetivas.

Caso algum cartório não cumpra a Resolução do CNJ, o casal interessado poderá levar o caso ao juiz corregedor daquela comarca para que ele determine o cumprimento da medida. Além disso, poderá ser aberto processo administrativo contra o oficial que se negou a celebrar ou reverter a união estável em casamento.

O casamento civil de homossexuais também está em discussão no Congresso Nacional. Para Joaquim Barbosa, seria um contrassenso esperar o Congresso analisar o tema para se dar efetividade à decisão do STF.

Fonte: Diário do Nordeste