quarta-feira, 1 de maio de 2013

POPULAÇÃO SUBESTIMA A GRAVIDADE DA DENGUE, AVALIAM GESTORES DE SAÚDE


Quase 30 anos depois de a dengue ter se instalado no Brasil e apesar de todo o conhecimento sobre o ciclo do mosquito transmissor – o Aedes aegypti –, a doença ainda é um problema de saúde pública. Até meados de março já foram registradas 132 mortes e mais de 714 mil casos da doença em todo o país. Em 2012, no mesmo período, as notificações chegaram a 190 mil. Somente no Ceará, o número de mortos por dengue neste ano chegou a 3 nesta semana, segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Para os gestores da saúde, a população subestima a gravidade da doença. “Não tem quem não saiba o que é e o que deve fazer para prevenir. Mas as pessoas ainda estão subestimando o poder dessa doença, ela mata”, alertou Gilsa Rodrigues, coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, estado que registrou a maior incidência da doença na Região Sudeste, com 1.171 casos até o fim de março.

No Ceará
Com a 3ª morte confirmada nesta sexta-feira (26), já são 2.711 casos de pessoas com a doença, em 91 municípios cearenses somente em 2013. Fortaleza e o município de Tauá apresentam os maiores números de infecções com 774 e 550 casos confirmados, respectivamente. Além de Tauá, Pereiro e Itatira apresenta incidência de dengue superior a 300/100.000 habitantes.


Fonte: Tribuna do Ceará