terça-feira, 14 de maio de 2013

CNJ OBRIGA CARTÓRIOS A CELEBRAREM CASAMENTO GAY EM TODO O PAÍS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira, 14, por 14 votos a 1, resolução que obriga cartórios brasileiros a celebrar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, casais homossexuais em união estável poderão também pleitear casamento e os estabelecimentos não poderão rejeitar o pedido. Atualmente, a concessão ou não do direito ficava a critério de cada cartório. As informações são dos portais G1 e UOL.

"É vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo", diz o artigo 1º da resolução. A decisão do CNJ, de autoria do ministro Joaquim Barbosa, entra em vigor a partir da publicação no Diário de Justiça Eletrônico, o que ainda não tem data para ocorrer.

De acordo com a resolução, caso algum cartório se recuse a conceder o casamento civil, o cidadão prejudicado deverá comunicar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local.

A resolução segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de maio do ano passado, que reconheceu o direito de união estável para casais do mesmo sexo. A ordem serviu de precedente para outras instâncias da Justiça, com pelo menos 1.277 casais homossexuais já tendo registrado suas uniões desde então, segundo levantamento da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR).

Fonte: O Povo