domingo, 12 de maio de 2013

GUARACIABA DO NORTE COMPLETA 222 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Este município completa hoje, 222 anos de emancipação política. Desde o início da semana, são realizadas ações de prestação de serviço para a população. A Prefeitura Municipal é responsável pela programação especial para festejar junto à sua população durante toda a data festiva para a cidade.

 Localizado no alto da Serra da Ibiapaba, a cidade oferece uma reserva de beleza natural para moradores e visitantes. Um dos destaques é a cachoeira no distrito de Morrinhos e a Bica do Urubu, onde há prática de rapel por praticantes de esporte esportes radicais na Região.

Denominações

Guaraciaba do Norte teve durante sua vida política e administrativa várias denominações. O seu mais antigo nome de "Rua Nova" originou-se da formação da principal via, de casas de beira e bica, que surgiu no promissor Arraial do Cimo da Serra de Ibiapaba. Depois, a povoação foi elevada à categoria de Vila com o nome de "Vila Nova El Rei", extinta várias vezes e definitivamente restaurada, já com o nome de Campo Grande em 9 de janeiro de 1883, e o município com o mesmo topônimo, conforme uma lei de 1879, desmembrando-o definitivamente do município de Ipu.

Dentro da programação da Semana do município, neste sábado haverá diversas atividades culturais, esportivas e sociais serão realizadas.

No domingo, acontece alvorada festiva, homenagem ao Dia das Mães, final dos campeonatos esportivos, corrida de jegue, concurso Miss Guaraciaba, show pirotécnico e uma grande festa, a partir das 22h, na Praça do Guaracy, com as bandas Forró do Movimento e Matheus Fernandes.