quinta-feira, 30 de maio de 2013

QUADRA CHUVOSA CHEGA AO FIM COM PRECIPITAÇÕES 45% ABAIXO DA MÉDIA

Com o fim do mês de maio encerra também a quadra chuvosa no Ceará, o estado enfrenta um período prolongado de estiagem que é considerado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) como a 7ª pior seca dos últimos 55 anos. Dados do órgão mostram que, desde o início de fevereiro até o momento, choveu apenas 390 milímetros dos 710 que eram estimados. Isso aponta que as precipitações registradas no Ceará estão 45% a baixo da média esperada.


O meteorologista Raul Fritz esclarece que o motivo para a ausência de chuvas no estado está relacionado com o aquecimento da superfície do Oceano Atlântico Sul. De acordo com ele, quando as águas ao sul da linha do Equador estão mais aquecidas do que as do norte, as massas de ar que poderiam causar chuvas sobre o Ceará são repelidas da região.

Fritz diz que a expectativa de chuvas para o mês de junho e os que o seguem é reduzida, embora possa haver um resfriamento na superfície do Atlântico. Ele explica que é possível chover em municípios cearenses durante os próximos meses, mas que essa época do ano apresenta histórico de precipitações um pouco mais à leste da Região Nordeste do Pais, na faixa de Zona da Mata, compreendida entre os estados do Rio Grande do Norte e a Bahia.

“As secas são fenômenos cíclicos”, diz o especialista, “é possível que no ano que vem haja condições favoráveis à chuvas no estado“, explica. Mas deixa claro que não há como traçar perspectivas sobre essas condições, no momento, devido à instabilidade dos oceanos.

Fonte: Tribuna do Ceará