terça-feira, 13 de maio de 2014

96% DAS CIDADES DO CEARÁ SEGUEM EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À SECA


                                                                                       foto: TV Verdes Mares
Dos 184 municípios cearenses, 178 seguem em situação de emergência por causa da seca, de acordo com decreto do Governo do Estado do Ceará de 8 de maio e publicado no Diário Oficial do Estado.  A situação de emergência foi decretada devido à  irregularidade na quantidade e na distribuição temporal e espacial de chuvas,  que provocou insuficiência na recarga dos mananciais, comprometendo o armazenamento de água e causando problemas no abastecimento de água para o consumo humano e animal. 
O decreto, assinado pelo Governador do Ceará, Cid Gomes, entrou em vigor em 8 de maio e é válido por 180 dias. Apenas a capital e os municípios de Maracanaú, Eusébio,Horizonte e Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, além de Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri, e Guaramiranga, no Maciço de Baturité, estão fora do decreto.
Com a situação reconhecida, ações de socorro às famílias atingidas são agilizadas. Além disso, as cidades passam a contar com linhas emergenciais de crédito para amenizar as perdas econômicas nas áreas atingidas pelo período de seca, com a renegociação de dívidas agrícolas e expansão dos programas como o Garantia-Safra, Operação Carro-Pipa e Bolsa-Estiagem. Este último, um  benefício de R$ 80 mensais pagos a agricultores familiares durante o período de vigência da emergência.
Ao todo, 1.519 municípios nordestinos e da região setentrional de Minas Gerais estão em situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Governo Federal, o que afeta mais de 10,7 milhões de pessoas.
Fonte: G1 CE