quarta-feira, 14 de maio de 2014

AEROPORTO DE FORTALEZA FECHARÁ DURANTE JOGOS DA COPA DO MUNDO

foto: TVM
Por medida de segurança, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, deixará de operar durante os jogos da Copa do Mundo 2014 nos dias em que ocorrerem jogos. A medida se aplica aos aeroportos  de seis cidades-sede – Rio de JaneiroBelo HorizonteCuiabáCuritibaManaus – cujos terminais se localizam a uma distância de 7,2 Km do estádio. A determinação é do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão do Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica. De acordo com  a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), as medidas que serão implementadas durante o Mundial foram comunicadas às empresas aéreas ainda em janeiro deste ano.


As medidas constam do "Guia de Consulta sobre as Alterações  do Espaço Aéreo para a Copa do Mundo de Futebol – Fifa Brasil 2014". Segundo o guia, os períodos de vigência dessas restrições serão compreendidas entre três horas antes e quatro horas após o início das partidas durante a abertura e encerramento da Copa do Mundo; entre uma hora antes e três horas após o início das partidas durante fase de grupos; e entre uma hora antes e quatro horas após o início das partidas durante as demais fases.
No caso de Fortaleza, onde o aeroporto está situado a uma distância de 6 quilômetros da Arena Castelão, durante os jogos da primeira fase da Copa do Mundo 2014, o terminal fechará uma hora antes das partidas e retornará as atividades uma hora após o encerramento. Já no caso dos jogos das oitavas e quartas-de-final, o aeroporto ficará fechado até duas horas depois do fim da partida.  Como o período de vigência das restrições varia de acordo com o jogo, a mesma cidade sede poderá ter horários diferentes conforme os jogos que receberá.
Fonte: G1 CE