Segundo uma pesquisa feita pela consultoria UHY Moreira o combustível brasileiro está entre os mais baratos do mundo. Eles chegaram à conclusão ao comparar o custo em dólar para encher com gasolina um tanque de 80 litros. A pesquisa considerou apenas 20 países.
Brasil, Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Israel, França, Alemanha, Japão, Espanha, Croácia, Romênia, Austrália, China, Canadá, Rússia, EUA, México, Malásia e Emirados Árabes Unidos entraram na lista e o que tem a gasolina mais cara é a Dinamarca, enquanto no extremo oposto está os Emirados Árabes Unidos, numa posição lógica para quem está sobre grandes reservas de combustível fóssil.
Clique para ampliar |
Mesmo que não se possa definir o que é caro ou barato, já que o poder aquisitivo do povo muda muito de país para país, essa pesquisa mostra que os países mais ricos tributam bastante a gasolina, como é o caso de Alemanha e França.
Na sétima colocação, o Brasil tributa a gasolina como se fosse um país desenvolvido. Não está entre os mais caros, mas oferece um combustível com 25% de etanol, que aumenta o consumo, e está segurando os preços de todos os combustíveis, uma estratégia equivocada do governo para conter a inflação.
Se a pesquisa tivesse considerado o custo por quilometro rodado, certamento o Brasil estaria nas últimas colocações. E para completar: essa estratégia do governo não manterá o preço atual por muito tempo. Uma hora a bolha vai estourar.