segunda-feira, 5 de maio de 2014

CEARÁ É 5° EM EXPORTAÇÃO DE CACHAÇA


O Ceará figura entre os estados com maior volume de exportação de cachaça. Em 2012, o mercado local ocupou a 5ª posição entre os maiores exportadores brasileiros do produto, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
As exportações cearenses de cachaça registraram, em 2011, o valor de US$ 1,17 milhão, alta de 8,7% se comparado ao ano anterior. A participação do Estado no total das vendas do país foi de 6,8%.
São Paulo respondeu por quase a metade do valor total exportado desse produto,  46,72%. Em seguida apareceu Pernambuco (14,29%), Rio de Janeiro (11,05%) e Minas Gerais (7,76%).
Uma grande parcela do feito cearense deve-se à produção da gigante Ypióca. A empresa conferiu lucro de 3 milhões de libras – cerca de R$ 10 milhões – , à Diageo, companhia inglesa que comprou a marca cearense no ano retrasado.  Antes da aquisição, a cachaçaria brasileira exportava para mais de 40 países.
Variedade
O estado também é um dos maiores produtos de cachaça do país.  Doze marcas se destacam entre as mais conhecidas.  Boa parte é produzida nas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) como Aquiraz, Cascavel, Maranguape e a própria Capital.
Mas o interior também está presente nesse mercado. Redenção, Barbalha, Viçosa e Carnaubal são polos da bebida no Estado.  No município do Crato é produzida a cachaça com maior teor alcoólico dentre todas as cearenses. 
Fonte: Tribuna do Ceará