quinta-feira, 15 de maio de 2014

CEARÁ É O 4° ESTADO EM NÚMERO DE TRABALHO EM CONDIÇÃO ESCRAVA, APONTA MTE

O Ceará ficou em quarto lugar do Brasil em número de trabalhadores em condição considerada análoga à escravidão, conforme fiscalização de 2013 da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE). O órgão detectou 27.701 trabalhadores nessa condição, formalizados ou não, em todo o País.


No Ceará, foram identificados 85 pessoas trabalhando na coleta da palha de carnaúba, no município de Granja. Em primeiro lugar no ranking de trabalho em condição escrava está Minas Gerais, com 174 trabalhadores desempenhando atividades na construção civil em condições análogas a escravidão. Em seguida vem São Paulo, com 111 trabalhadores ‘’escravos’’ atuando, também, na construção civil. O Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar, com 93 trabalhadores realizando atividades na área da alimentação. 

Em 179 operações realizadas em todo País, foram resgatados 2.063 trabalhadores, sendo que 1.068 estavam no meio urbano, o que equivale a um número acima de 50% do total de trabalhadores resgatados. 


Fonte: O Povo