sábado, 18 de agosto de 2012

CEARÁ QUER VACINAR MAIS DE 600 MIL CRIANÇAS DE ZERO A 4 ANOS

A partir deste sábado (18), até 24 de agosto, 34 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão voltados para a atualização do calendário básico da criança. O Ceará quer atrair para os postos de saúde 656.647 crianças de zero a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Para o Dia D da campanha, além dos 2.113 postos fixos da vacinação em todo o Estado, haverá 497 postos volantes. Cerca de 32 mil profissionais do Estado e dos municípios estarão envolvidos na campanha, principalmente enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e motoristas.

A campanha para a vacinação em dia é uma estratégia onde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A partir desta campanha, passam a fazer parte do calendário básico a vacina pentavalente e a VIP.

Para a operacionalização em nível nacional desta campanha, o Ministério da Saúde repassou R$ 18,6 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos.

Fonte: Diário do Nordeste